terça-feira, 30 de março de 2021

Estudo dos Arcanos Maiores - A Imperatriz


 A Imperatriz se encontra sentada em seu belo trono em meio a uma linda paisagem, podemos notar que em seus pés existe uma plantação de trigo e atrás dela um rio entre as árvores que parece vir de uma nascente nas montanhas. Ela segura em uma das mãos um cetro e na outra um escudo.

Levando em conta a discrição acima, a mulher em meio a plantação de trigo significa fertilidade, abundância e crescimento. O rio fluindo das montanhas significa os sentimentos, a vida em movimento e nos remete a fertilidade também. 

A palavra Imperatriz nos remete a idéia de mãe, maternidade e benevolência. Ela representa o mundo físico, a gestação de idéias e projetos. Os trigos crescidos aos pés da Imperatriz nos falam de crescimento, que tudo o que for plantado será colhido. Assim é na vida, tudo tem um começo, um momento de espera e a colheita do que se esperou. O escudo e o cetro da imperatriz representam o material e o espiritual em sintonia, o equilíbrio entre os dois planos.

Palavras que descrevem o arcano A Imperatriz: Fertilidade, crescimento, plantio, paciência. O que se plantar há de se colher, o crescimento é certo.

quinta-feira, 18 de março de 2021

Estudo dos Arcanos Maiores - A Sacerdotisa ou A Papisa

Na carta A Sacerdotisa, podemos notar uma mulher em trajes cerimoniais, segurando um pergaminho escrito torá. Ela está sentada entre duas colunas, uma preta e a outra branca, fazendo referência as colunas do templo de Salomão. Nota-se também que A Sacerdotisa está usando a coroa da Deusa Ísis.

Levando em consideração o que foi explanado acima, pode-se dizer que o pergaminho nas mãos da Sacerdotisa expressa sabedoria e conhecimento. As colunas representam a dualidade, os opostos, o positivo e o negativo, o passivo e o ativo. A coroa lunar de Ísis significa o poder da intuição e o principio feminino.

A cruz em seu peito nos remete a espiritualidade e a proteção divina. A posição da Sacerdotisa entre as duas colunas nos remete a estabilidade e ao equilíbrio. Sua expressão facial mostra serenidade e mistério.

Palavras que descrevem o arcano A Sacerdotisa: Intuição, sabedoria, espiritualidade, estabilidade, mistério.

quinta-feira, 11 de março de 2021

Estudo dos Arcanos Maiores - O Mago


No arcano, O Mago, observa-se um jovem apontado uma mão para o alto e a outra para o chão, além disso, ele encontra-se num bonito cenário com flores. A sua frente existe uma mesa com 4 objetos que representam os 4 elementos. Sob sua cabeça está o símbolo do infinito, e na sua cintura uma cobra mordendo a própria cauda (ouroboros).

Levando em conta o descrito acima, pode-se dizer que o jovem apontando para o alto e para baixo ao mesmo tempo, está sinalizando que precisa existir um equilíbrio entre o material e o espiritual, que somente dessa maneira poderá se conseguir o que deseja.

Que se utilizarmos a fé, a ação e a determinação as coisas acontecem no plano material. Tudo precisa ter uma intenção primeiro, ser criado, pensado, mentalizado para depois existir no material. Ele nos alerta a respeito da importância do acreditar, da intenção, do iniciar algo nem que seja primeiro no pensamento.

Ao encarar e observar os quatro elementos sobre a mesa, O Mago, nos fala a respeito da importância do controle que precisamos ter sobre a emoção, o racional, o espiritual e o material. O mago também nos fala a respeito da importância da iniciativa.

O infinito em cima da cabeça do Mago diz que ele pode conseguir mais poder e conhecimento além do que ele já domina, pois existe um poder ilimitado acima dele, que este tem acesso.

Palavras que descrevem o arcano O Mago: O inicio, iniciativa, o novo, equilíbrio, domínio, fé, intenção, ação, determinação.

domingo, 7 de março de 2021

O Poder da Lua Minguante!

 

O conhecimento sobre as fases da lua e a energia diferenciada que cada uma dessas fases possui é muito importante na hora de executar algumas rezas, rituais, eliminação de energias nocivas, aberturas de caminho dentre outras coisas.

A lua minguante tem em sua vibração o poder de eliminar e retirar os obstáculos do nosso caminho, como também pensamentos nocivos e energias negativas. Essa lua ajuda a cortar as coisas que não servem mais para a gente, desde sentimentos até energias nocivas.

Nesse período, a lua minguante trabalha especificamente com a espiritualidade, proteção e cura. Nesta fase é recomendado fazer a purificação de nossa moradia e do nosso corpo com determinadas ervas, orações ou defumações.

O banho recomendado nessa fase minguante da lua é o de descarrego feito com guiné, arruda e alecrim ou manjericão, alecrim e arruda. Você toma o banho com essas ervas por 3 dias ou 5 dias seguidos, preferivelmente nos dias iniciais do ciclo da lua minguante.

Os salmos recomendados para essa fase minguante são: 17, 18, 31 e 91, orações de São Jorge ou do Arcanjo Miguel.

Defumar a casa de preferência com os incensos de lavanda, jasmim, guiné, arruda, alecrim ou alfazema, por 5 ou 7 dias seguidos durante essa fase da lua.

sábado, 6 de março de 2021

Estudo dos Arcanos Maiores - O Louco

 O Louco ( carta 0 ou 22)


O número dessa carta pode variar, pois alguns estudiosos do tarot dizem que o louco é o inicio, o 0, e tem outros que dizem que ele é o fim. No nosso estudo o arcano o louco será a primeira, e também a número 0.

No arcano o louco, podemos observar um jovem deslumbrado com a paisagem, ele olha apenas para cima, para o mundo dos sonhos e esquece-se da realidade, correndo o risco de cair do precipício, o cachorro que é o amigo do andarilho, o alerta, late, mas esse está tão absorto em seu mundo que o ignora.

A mensagem que nos passa esse arcano é que precisamos prestar atenção onde pisamos e o que fazemos. Sempre tem alguém nos alertando, e nós absortos no sonho e guiados pela nossa imaturidade muitas vezes caímos do precipício, por nossas escolhas levianas.

Palavras que descrevem o arcano O Louco: Imaturidade, impulsividade, imprudência, precisa de cautela nas escolhas. No sentido positivo significa a eterna busca ao desconhecido ou a algo novo, como também liberdade.