segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Você somente enxerga o que quer?

Quantas vezes nos pegamos envoltos em questionamentos e conclusões precipitadas em relação ao nosso próximo?  Reflita um pouco...
Estou me referindo, por exemplo, ele freqüenta o mesmo grupo de estudo esotérico ou religioso que eu, então logo acho que ele é evoluído, e aquele ali que não está no meu grupo, concluo que não tem evolução, não deve saber de nada. Nem conhecemos aquele indivíduo e já começamos a determinar o que ele sabe ou não. Isso é totalmente errado, precisamos respeitar as outras pessoas e procurar ver como elas são de verdade, respeitar sua filosofia de vida, não julgar. 
Não podemos acreditar apenas no que vemos, e sim também no que não vemos, precisamos tentar saber como aquela pessoa é.
Outro exemplo que já vi, é sobre a caridade, uma pessoa que ajuda e é comprometida com a caridade, ela doa, ela ajuda com seu tempo numa causa, auxilia pessoas carentes, isso é ótimo, o que quero dizer que quando as pessoas de fora enxergam isso, já comentam, nossa como ela é boa, caridosa e outras coisas mais, já estão julgando pelo que estão vendo, já foi criada uma determinada imagem sobre isso.
Porém existe outro lado da moeda, são aquelas pessoas que são anônimas e não contam que fazem caridade e ajudam as pessoas, e essas muitas vezes são julgadas só porque não mostram o que fazem. Temos que ter essa consciência de não julgar nosso semelhante pelo que apenas enxergamos, pois isso é errado.
Outra coisa que precisamos saber é que existem vários tipos de caridade não somente 3 ou 4 tipos, que somos acostumados a ver, tudo o que você faz de bem para o seu próximo e que o ajude de alguma maneira o auxiliando com uma palavra amiga, com uma orientação também é caridade.